Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Programa Forças no Esporte (PROFESP)

O que é?

Criado em 2003, o Programa Forças no Esporte (PROFESP) é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, Exército e Aeronáutica, em parceria com o Ministério da Cidadania (Secretaria Especial do Esporte, Secretaria Especial do Desenvolvimento Social e Secretaria Especial da Cultura), Ministério da Educação (Secretaria de Educação Básica e Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação) e Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (Secretaria Nacional de Juventude, Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), tendo como objetivos ajudar e melhorar a qualidade de vida de jovens e de crianças carentes, promovendo a inclusão social.

A Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania é responsável pelo material esportivo e pelo pagamento de professores e estagiários. A Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania responde pela alimentação. O PROFESP oferece, no contra turno escolar, nas organizações militares, atividades culturais, esportivas e de reforço escolar.

Presente em todos os estados, atualmente mais de 12 mil crianças e jovens são beneficiadas pelo PROFESP, no Exército Brasileiro, em mais de noventa Organizações Militares. Este ano, como parte de um pacote social, foram iniciadas atividades nas áreas de atuação das operações de Garantia da Lei e da Ordem, no Rio de Janeiro.

COTER:
O COTER representa o EB junto aos Ministérios da Defesa, Desenvolvimento Social e do Esporte; coordena o planejamento, a execução e a gestão orçamentária do PROFESP no âmbito do Exército, repassando às OM os recursos advindos do Programa; inclui e exclui as OM do programa, após ouvir a argumentação do Cmdo Mil A enquadrantes; acompanha e orienta o trabalho desenvolvido e a execução financeira dos recursos repassados às OM.

Cmdo Mil A:
Coordenam e incrementam a difusão do Programa em sua área de responsabilidade, consoantes as peculiaridades do Comando; acompanham, sempre que possível, as visitas de inspeções pedagógicas realizadas pelo Ministério dos Esportes às OM; acompanham e orientam o trabalho, de acordo com o planejamento do COTER.

OM:
Aderindo voluntariamente ao Programa, por solicitação, via canal de comando, ao COTER caberá a OM nomear em Boletim Interno um Oficial coordenador; planejar e executar o PROFESP de acordo com as orientações pedagógicas e gerenciais em vigor; manter o efetivo previsto de crianças no Programa, realizando as substituições, em caso de evasão; executar os recursos orçamentários em proveito do Programa; contratar profissionais de educação com os recursos recebidos e/ou recebê-los por intermédio de parcerias.


O PROFESP deve funcionar três vezes por semana com a recepção das crianças com retiradas das faltas; almoço; atividades complementares; atividades desportivas; banho e lanche. É recomendável que uma vez por semana a OM promova um momento cívico, constando de formatura, canto de Hinos e Canções e mensagens de cidadania.

Reforço alimentar - O recurso repassado pelo Ministério da Cidadania possibilita às Organizações Militares oferecerem uma alimentação saudável e de qualidade, composta de café e almoço, para os alunos do turno da manhã, e almoço e lanche, para os alunos do turno da tarde.

Atividades Esportivas – cada núcleo oferece modalidades coletivas e individuais.

Atividades Complementares: reforço escolar, palestras, atividades orientadas à saúde, à cultura, às artes e ações ambientais.

Resultados alcançados:
Em 2022, o PROFESP do EB deve beneficiar 12.678 crianças em 124 OM do Brasil.

Informações:
Telefones: (61) 3415 - 4740/5345

MANUAL PROFESP e PJP (Edição 2021)

Fim do conteúdo da página